sexta-feira, 10 de junho de 2016

Energia solar para todos

Olá pessoal, vocês sabiam que esta é a semana mundial do meio-ambiente? Isso mesmo, é justamente por isso que estão sendo apresentados e avaliados vários projetos a fim de encontrar soluções para conseguirmos um mundo melhor, como veremos mais tarde... Que a situação do nosso planeta se encontra caótica todos já sabem, mas será que refletem sobre? O aquecimento global está em nível avançado, enormes blocos de gelo já se derreteram, fenômenos meteorológicos são cada vez mais imprevisíveis e devastadores, os raios solares ficam mais fores dia após dia. Mesmo assim, infelizmente, cotidianamente o desmatamento continua a ocorres descontroladamente, não apenas afetando o clima, a terra, como a fauna presentes nos ambientes, tornando quase banal a ameaça de extinção de diversas espécies. As indústrias e pessoas continuam a poluir as águas, consequentemente matando os animais que vivem nela/dela e tornando-as passíveis de transmitiram doenças.

Com isso, as greengirls preparam um vídeo especial para vocês que mostra um pouco sobre a responsabilidade da sociedade em relação ao meio ambiente e a sua importância. Aproveitem e reflitam sobre o mundo em que vivemos.





O dia mundial do meio ambiente, 5 de junho, foi estabelecido na conferência de Estocolmo. O principal objetivo desse dia é chamar atenção para os recursos naturais e suas preservações, porque há pouco tempo atrás eles eram intitulados inesgotáveis. O grande impacto do homem sobre isto deve ser analisado e corrigido, portanto, mudanças no nosso hábito diário e campanhas de grande impacto são duas coisas incentivadas por esse dia. Por causa da conferência, a ONU voltou-se para ampliar a atuação política e social voltada para o tema ambiental.

Os combustíveis fósseis constituem uma das maiores fontes de energia no nosso país. Esses, principalmente gás natural, petróleo e carvão, não são renováveis. Além disso, sua combustão causa a emissão de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa, causadores do terrível aquecimento global e das mudanças climáticas atuais. A liberação desses e outros diversos gases na geração de energia através dos combustíveis fósseis causa a poluição no ar, problema que afeta muito a vida nas cidades. 
Sendo assim, as formas de energia alternativas, entre elas a energia solar, a qual daremos maior importância, são uma ótima solução para os problemas causados pelos combustíveis fósseis. Causam muito menos impactos ambientais, na medida que são inesgotáveis e não liberam gases do efeito estufa e poluentes do ar. 


O Brasil é um país tropical o que o torna um potencial gerador de energia solar, uma fonte de energia vinda do sol, alternativa e renovável. Essa energia pode ser utilizada em abundância, pois não causa danos ao meio ambiente, é uma opção viável por ser barata e limpa. É captada sob a forma de luz visível de raios infravermelhos e de raios ultravioletas e transformados em energia térmica ou elétrica.
Além de trazer benefícios para o meio ambiente, por ser uma fonte limpa e renovável, a energia solar apresenta benefícios econômicos para os usuários. Entre eles está presente a redução das contas de luz para quem tem sistema fotovoltaico. 
Essa energia é captada através de painéis solares fotovoltaicos ou por painéis solares para o aquecimento de água, algo muito útil, pois diminui gastos do uso de chuveiros elétricos.
Também proporciona benefícios sociais, como o surgimento de empregos verdes, formação de mão de obra e a capacitação da mesma e também proporciona o acesso à água potável.





A campanha "Sol de Norte a Sul" do Greenpeace é uma iniciativa que visa aumentar as áreas receptoras de energia solar e chegar a 2020 com um milhão de telhados solares no Brasil. Para isso, querem trabalhar junto ao governo para incentivar o conhecimento e uso da energia fotovoltaica. O objetivo é  disseminar essa fonte de energia limpa e 100% renovável.  
Foram escolhidas através de uma votação pela internet duas entidades  beneficentes para receber energia solar. Assim, foi lançado um financiamento coletivo como forma de levantar o dinheiro necessário para a instalação de placas solares em suas sedes.

A campanha quer divulgar os benefícios sociais, econômicos e ambientais da energia solar através de um documentário com histórias pessoais. Muitas vidas foram transformadas pela energia solar.

O projeto também aborda os entraves para o desenvolvimento e aproveitamento do potencial da energia solar no Brasil. E apresenta pessoas que estão agindo de diferentes formas para que o "Sol, cada vez mais, ilumine o país".

É assim que pretendem começar a grande revolução energética para levar a energia solar de norte a sul do Brasil. 

Porém, há falta de investimento no projeto de energia solar devido a vários obstáculos que, para serem superados, são necessárias políticas públicas voltadas ao incentivo da energia solar. Por exemplo: a criação de linhas de crédito para financiamento com juros baixos, a redução de impostos tanto para os equipamentos como para a energia gerada, etc. O que também dificulta a geração descentralizada é a atitude das distribuidoras de energia que administram todo o processo, desde a análise do projeto inicial até a conexão à rede elétrica. As empresas que negociam com energia não estão interessadas em promover um negócio que, mais cedo ou mais tarde afetará seus lucros. 
O governo não investe nesse tipo de projeto pois não é de seu interesse e nem das concessionárias de energia. Estas por sua vez dificultam o processo através de uma burocracia que nem todos que querem instalar um sistema solar estão dispostos a enfrentar. São necessários dois dias para instalar em sua casa os equipamentos, mas em compensação é preciso esperar quatro meses para estar conectado na rede elétrica.


Um comentário: