sexta-feira, 1 de julho de 2016

O que você vai fazer para mudar o mundo hoje?



O que você vai fazer para mudar o mundo hoje?



Na semana passada, tivemos a grande oportunidade de assistir ao TEDx Youth@Porto Alegre, que ocorreu no Colégio Anchieta. Esse evento contou com a presença de diversos palestrantes e duas atrações culturais, que tem por objetivo nos inspirar e fazer pensar no mundo a nossa volta com outros olhares. O título dessa postagem envolve uma pergunta apresentada no TEDx, e que nos faz pensar sobre como estando contribuindo para a construção de um mundo melhor. 





Duas palestrantes ganharam destaque para as greengirls, pelo perfil ecológico, sustentável e responsável. 

A primeira, Barbara Amorim, falou sobre seu projeto de reutilização de sacos de cimento para a produção de blocos ecológicos a serem utilizados na construção civil. Ela contou sobre sua experiência em participar nas feiras de ciências do seu estado, do Brasil e até de Londres! Segundo Barbara, além dos fins sustentáveis de um material que não teria nenhuma função depois de ter o cimento de dentro retirado,o projeto ajuda a conscientizar a sociedade sobre sustentabilidade.










Sofia Calderano, outra palestrante de destaque, falou sobre a importância do voluntariado e o impacto dessa ação na sociedade. Ela é voluntária na organização Teto, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas, ajudando na construção de casas em comunidades precárias.
Ambas, com seus respectivos projetos, tiveram o poder de inspirar as pessoas a serem mais ecológicas no dia a dia e mostrar que é possível ter atitudes que mudam o mundo.




Para mostrar um pouco mais sobre o que foi o TEDxYouth@PortoAlegre, preparamos um vídeo especial para vocês com algumas fotos do evento (vídeo abaixo).



Abaixo, temos depoimentos da opinião de algumas pessoas que presenciaram a palestra, incluindo um vídeo que a Bárbara Amorim mandou para nós contando um pouco da sua experiência como speaker (palestrante).


"A minha experiência como ouvinte do TEDx PoA foi maravilhosa! Todos os palestrantes me envolveram e conseguiram transmitir suas respectivas mensagens da melhor forma possível! As palestrantes envolvidas nas causas ambientais puderam me proporcionar visões que eu nunca tive, abrindo meus olhos para coisas que, provavelmente, passariam batido. De uma forma interativa, criativa e legal, pude me conscientizar e me inspirar para que dê hoje em diante eu também, não apenas faça a minha parte, como uma diferença que influenciará mais e mais pessoas. "

"Tive a experiência de participar como ouvinte do TEDx no Colégio Anchieta e achei o projeto muito interessante. Pelo que percebi os palestrantes tem como objetivo incentivar as pessoas a mudar o mundo com pequenos gestos. Depois de ter escutado cada palestrante falar sobre determinado assunto me fez pensar na possibilidade de ajudar em uma ONG por exemplo. Assim saberei que vou estar contribuindo com uma pequena atitude para melhorar o mundo. Almejo participar de mais eventos como esse, pois é uma experiência muito enriquecedora."

"A experiência do TEDx foi muito produtiva, pois foi como um "empurrão" para a realidade, me fez pensar mais no meio ambiente e me preocupar com ele. Eu participei do TEDx no Colégio Anchieta como ouvinte e adorei o projeto. Acho que o TEDx é um meio de um palestrante chamar a atenção das pessoas para determinado assunto e incentivá-las a fazer algo a respeito, a mudar o mundo com pequenas atitudes. Espero poder participar de mais eventos como este e ouvir mais ideias inspiradoras." 

Depoimento da Bárbara Amorim: Experiência TEDxYouth@PortoAlegre



Após ler todos esses depoimentos, podemos perceber como uma simples palestra pode mudar tanto o pensamento de alguém, a ponto de querer mudar suas próprias atitudes. O fato é que atualmente vivemos em um estilo de vida restrito, cada um em seu "mundinho", acomodados com essa realidade que estamos, satisfeitos com tudo, sem questionar nada. Mas o ser humano não evolui desta maneira. No dia da palestra, ouvimos a uma pergunta que inicialmente parecia comum "o que você faria para mudar o mundo hoje?". Um clichê não? "O que fazer para mudar o mundo?", nada demais. O que realmente me tocou nessa pergunta não foi a originalidade ou a criatividade, mas sim a forma como ela foi colocada. Em um dia normal de colégio: aula, lanche, mais um dia como qualquer outro, vivendo minha vida, encontrar as amigas. Mas perto dessa pergunta, parecia que isso era tão pequeno, nada disso importava, que não era nada. Provavelmente todos ficaram tocados com essa pergunta porque realmente não sabiam a resposta. Tão simples, comum, mas tão complexa. Já ouviram essa pergunta mas nunca levaram ela tão a sério. Mas ouvindo as palestrantes, os grandes exemplos de dedicação, persistência, criatividade, doação, confiança, com suas experiências reais e admiráveis, é provável que todos olharam com outros olhos para essa pergunta: o que REALMENTE quero fazer para mudar o mundo HOJE? E tenho certeza de que estes momentos de reflexão foram uma das melhores coisas que o TEDx poderia nos proporcionar.

Há tantas atitudes que estão ao nosso alcance. Atitudes tais que vão desde os mais simples gestos de compaixão e amor com a família e entes queridos, doar parte do seu tempo para ajudar algum desconhecido, se voluntariar e participar de ações coletivas para procurar melhorar e ajudar a sociedade em que vive, procurar desperdiçar, gastar menos e guardar mais, dinheiro, alimentos, bens materiais. Também reutilizar materiais recicláveis, doar roupas, materiais necessários para os mais necessitados. Plantar uma árvore, andar mais de bicicleta, juntar o lixo do chão. Ser gentil e educado, simpático e agradável, aproveitar todas as oportunidades que a vida lhe proporciona e agradecer muito por todas essas vantagens e benefícios que possuem.


Até atividades mais complexas, como por exemplo ingressar em uma ONG, um projeto comunitário, ao realizar seus próprios projetos para mudar o mundo, realizar palestras expor a sua opinião, se esforçar por uma causa ou até chegar na política.


Mas ninguém começa com algo como fundar uma ONG ou se tornar presidente. E não importa o tamanho de suas atitudes, nem que você comece com a menor de todas, mas aja, se esforce, lute por alguma causa, algo que você acredita, isso sim pode mudar o mundo. ❤


Um comentário:

  1. Parabéns! post muito bem desenvolvido! Há ótimo teor de reflexão crítica. As ilustrações estão bem colocadas ao longo do texto. Beijos!

    ResponderExcluir